Poucos ouviram falar da Samoa Americana. Os que ouviram, desconhecem a existência de uma selecção de futebol. Nos Estados Unidos da América, encontram-se nativos espalhados pelos principais clubes de futebol americano ou basebol. Mas a grande afirmação do povo do Pacífico surgiu nos ringues, através do Wrestling!
Conhece Umaga, Yokozuna ou The Rock, por exemplo? Pois bem, são apenas exemplares famosos da família Anoai, a mais conhecida do fenómeno que reconquistou adeptos em Portugal, ao longo dos últimos anos.
Afa e Sika Anoai lançaram as raízes com os Wild Samoans. Na geração seguinte, entre uma dezena de lutares, distinguiram-se Eddie Fatu (Umaga) e Rodney Anoai (Yokozuna). Este último, apesar de ter adoptado uma personagem japonesa, tem raízes na Samoa Americana.
Samula Anoai e Solofa Fatu formaram uma das «tag teams» mais acarinhadas no meio. Os «Headsrinkers» apresentavam as vestimentas de selvagens da Samoa Americana. No passado recente, a árvore genealógica teve frutos pouco consistentes.
Dwayne «The Rock» Johnson, nascido nos Estados Unidos, não esquecer as raízes e sempre assumiu a ligação à família Anoai, assumindo-se como o último símbolo da Samoa Americana no Wrestling profissional. O campeão viria enveredar por uma carreira no cinema. Assim, em 2009, pela primeira vez, a Samoa Americana não tem qualquer representante nos ringues.
«Eu comecei pelo basebol»
Ramin Ott, capitão da selecção de futebol da Samoa Americana, é apenas mais um exemplo de uma realidade preocupante para os responsáveis locais. Num país com forte influência norte-americana, poucos acham piada à bola redonda, aos relvados e às balizas.
«O basebol foi o meu primeiro desporto. Aliás, só comecei a jogar futebol porque o meu irmão mais velho era dono de um clube e passei a assistir aos treinos e jogos. Apaixonei-me pelo futebol, como uma criança se apaixona por uma guloseima», explica o jogador, em entrevista ao Maisfutebol.
Para além do basebol e do Wrestling, desportos já abordados na peça, o principal adversário do futebol é o seu homónimo americano. Existem cerca de 30 jogadores com raízes samoanas no campeonato principal de futebol americano dos Estados Unidos da América. Troy Polamalu, dos Pittsburgh Steelers, é o mais famoso.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário