sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Alvaro e Falcao chegam à Luz: «Benfica é um grande clube»

Alvaro Pereira e Radamel Falcao vão pisar o relvado do Estádio da Luz neste domingo. Com cinco meses de atraso. Os dois jogadores entraram na órbita do Benfica durante o último defeso, chegaram a falar como futuros reforços encarnados, mas voaram para o Dragão.

O clássico de domingo servirá para Alvaro Pereira e Falcao conhecerem, finalmente, a águia Vitória. Contudo, esta não mostrará o seu esplendor nos braços do uruguaio e do colombiano. O Benfica encetou negociações mas não chegou a bom Porto. O clube da Invicta, num ápice, contratou os dois. Shaffer e César Peixoto, Weldon e Keirrison colmataram as lacunas na Luz.

«Não sei se o acordo está perto ou longe. Só sei que os clubes falaram. Só posso dizer que o Benfica é um grande clube, que qualquer jogador gostaria de representar», disse Alvaro Pereira ao Maisfutebol, a 18 de Maio. A 4 de Junho, o F.C. Porto desviou o lateral, a troco de 4,5 milhões de euros por 80 por cento do passe! «Assinei em quatro minutos», disse o defesa, com a marca portista.

«O Benfica é um clube muito grande»

Radamel Falcao seguiu o mesmo trajecto. Voou sobre o Estádio da Luz e aterrou no Porto. «O Benfica é uma equipa muito grande, que disputa as provas europeias. É um orgulho que esteja atrás de mim. Claro que gostaria de jogar no Benfica», dizia o avançado a O Jogo, a 1 de Julho.

«Dadas as indefinições manifestadas pelo jogador e seus representantes, o Benfica informa que Radamel Falcao deixou de fazer parte dos planos da equipa», surpreendia o Benfica, a 7 de Julho.

Uma semana depois, o F.C. Porto anunciava a contratação do avançado. 3,9 milhões de euros por 60 por cento do passe. «Não entendo o que pretendiam. Se fosse para o Benfica ia ganhar menos do que ganho no River», revelou Falcao ao Maisfutebol.

Obrigado ao Benfica, resposta de Rui Costa

Pinto da Costa não perdeu a oportunidade de picar o adversário, com os primeiros golos de Falcao de azul e branco. «Eu não desviei o Falcao, ele voa para onde quer e quis o Dragão. Não há dúvida de que os olheiros do Benfica tiveram grande mérito na vinda deste jogador para o FC Porto», ironizou o presidente (1 de Outubro).

Rui Costa respondeu à letra: «Não percebo bem se é um elogio à nossa prospecção ou se é um puxão de orelhas à prospecção do F.C. Porto. Gosto muito de falar do Benfica. Não sonho com o F.C. Porto todos os dias.» Em Julho, Pinto da Costa aplaudira ainda as contratações de Shaffer, classificando-o como «um grande lateral esquerdo», e de Saviola.

Cardozo e David Luiz, o lado B

As trocas e baldrocas entre Benfica e F.C. Porto não são de hoje. Alvaro Pereira e Falcao chegaram à Invicta, mas o clube encarnado segurou dois talentos que foram cogitados pelos portistas, no passado recente.

O Maisfutebol anunciou, em Junho de 2007, que o F.C. Porto estava fortemente interessado em Óscar Cardozo (Newell's Old Boys). O avançado mostrava-se entusiasmado: «É um clube extremamente atraente. O Porto é uma grande formação europeia e ir para lá é, claro, uma ideia que me agrada.» Dias depois, assinava pelo Benfica.

David Luiz foi outro caso de disputa renhida. Pelo menos, a julgar pelas palavras do jogador. «É verdade, o F.C. Porto quis contratar-me, mas optei por permanecer no Benfica, um clube que me recebeu muito bem e que aprendi a adorar durante estes últimos meses. A proposta do F.C. Porto até era melhor em termos financeiros, mas preferi continuar a evoluir no Benfica», garantia o central, em entrevista a O Jogo, em Jullho de 2007.

Resumindo, e para que não se perca: Alvaro Pereira e Falcao são do F.C. Porto, Cardozo e David Luiz do Benfica. Serão essas as cores que irão vestir no clássico do ano, no Estádio da Luz, neste domingo. O resto é circo. O circo do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário