terça-feira, 20 de abril de 2010

Manuel José: «Nuno Gomes e Mantorras? Tudo tem o seu tempo»

Nuno Gomes não marca há quatro meses e oito dias. A 12 de Dezembro de 2009, deu o empate ao Benfica frente ao Olhanense (2-2), próximo adversário na corrida pelo título. Mantorras continua em branco. Nem um minuto, na presente época. Dois nomes, um destino: torcer por fora.

Jorge Jesus orienta um plantel com qualidade acrescida, rodeando-se de opções entusiasmantes. Weldon passou a arma secreta, Kardec e Éder Luís chegaram em Janeiro para aumentar o número de sombras de Cardozo e Saviola.

Numa época, os crónicos salvadores do Benfica perderam quase todo o espaço nas fichas de jogo. Nuno Gomes e Mantorras vibram com o sucesso encarnado, sacrificando os objectivos pessoais.

Manuel José, que lançou o português no Boavista e orientou o angolano na selecção, considera que ambos devem acabar as carreiras no Benfica. Casos distintos, ainda assim.

«A idade não perdoa»

«Acho que um jogador com o passado do Nuno Gomes deve terminar num grande clube. Podia fazer como o Beckham, andar nos Estados Unidos, mas mais vale estar no Benfica do que andar a arrastar-se por aí», começa por dizer o técnico, ao Maisfutebol.

Nuno Gomes ainda deixou a sua marca, na primeira metade da época. 199 minutos na Liga, 3 golos. A segunda melhor média da competição, apenas superada pelo registo impressionante de Weldon, a aposta de Jesus. O português ainda marcou ao Bate Borisov, na Liga Europa. Em 2010, desapareceu.

Carlos Queiroz surpreenderá na lista para o Mundial? «De certeza que o Queiroz não o vai chamar. Lembro-me que, quando chegou, ele disse que o Nuno não contava. Depois, quando estava aflito, acabou por o chamar. Mas tudo tem o seu tempo, a idade não perdoa. O trajecto do Nuno está a acabar, apesar de ele provar que ainda é uma opção válida. Só que o Benfica tem agora mais soluções», lembra Manuel José.

«Mantorras vai sofrer a vida toda»

Pedro Mantorras tem 28 anos, menos cinco que o português. Contudo, os problemas físicos comprometeram definitivamente a carreira de um jogador com enorme potencial. «Lembro-me perfeitamente que, ainda na época passada, o Mantorras jogou 62 minutos e fez dois golos. Sempre foi eficaz.»

«Ele é um caso especial. Pelo futuro que perdeu, devido à lesão e à operação mal conseguida, deve terminar a carreira no Benfica», considera Manuel José, seu antigo técnico na selecção de Angola. O português antevê uma despedida a breve prazo. «Ele até pode acabar a carreira no final desta época, mas a lesão vai acompanhá-lo. O Mantorras vai sofrer a vida toda, vai ter muitos problemas», lamenta.

Na recta final da conversa com o Maisfutebol, Manuel José voltou a garantir que o seu futuro passa por novo projecto no estrangeiro. «Não houve contactos do Sporting. Como disse, o meu futuro passará pelo estrangeiro. Para já, ainda não há nada de concreto», rematou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário