«Fui apenas sincero». Deco, com a simplicidade de sempre, desvaloriza a polémica criada em torno das suas declarações recentes. «Sou brasileiro e não consigo ver a minha vida sem Portugal, amo Portugal por tudo aquilo que me deram, mas seria incapaz de dizer que sou português, porque não o sou», disse o médio, recentemente.
Em entrevista ao Maisfutebol, o jogador do Chelsea esclarece a questão, lembrando que sempre deu o máximo com as cores da selecção nacional: «Quem leu bem, quem viu a entrevista, percebeu o que eu disse. Disse apenas que não sou português, não nasci em Portugal, tal como outros jogadores que representaram a selecção.»
«Nesta geração mais jovem, não se nota tanto, mas há vários exemplos de jogadores que nasceram noutros países que não Portugal. Os próprios jornais descrevem-me como luso-brasileiro. Eu nasci no Brasil, cresci no Brasil, mas escolhi jogar pela selecção de Portugal», reforça o médio ofensivo.
Deco abre o coração, sem nunca levantar a voz. Está tranquilo, ciente do que disse e do que sente. «É o que eu sinto, não percebo a polémica. Ninguém me obrigou a jogar pela selecção portuguesa. Eu podia ter-me naturalizado português, era um direito meu, e não jogar pela selecção. Mas fiz essa escolha e vou dar o meu melhor no Mundial, se for convocado», remata. Ponto final na questão.
«Despeço-me depois do Mundial»
Aos 32 anos, Deco encara o futuro com serenidade. O final aproxima-se e tem contornos definidos. «Já decidi, despeço-me da selecção quando acabar o Mundial. No Euro2012, já teria 34 ou 35 anos, acho que não teria condições para jogar ao melhor nível. É uma decisão natural, chega o momento em que temos de dar o lugar aos mais jovens», reconhece.
O médio ofensivo continua a pensar numa aventura no futebol brasileiro. O Corinthians abre-lhe as portas, «Nesta altura, é melhor não falar muito sobre isso. Tenho o sonho de jogar no Brasil, mas para já tenho contrato com o Chelsea e estou concentrado no clube», garante, ao Maisfutebol.
«Seria importante para o F.C. Porto vencer o Benfica»
Deco, em entrevista ao Maisfutebol, deixou uma palavra de incentivo para os jogadores do F.C. Porto, em vésperas da final da Taça da Liga. O médio do Chelsea salienta a importância de um triunfo frente ao Benfica, histórico rival.
«Para o Porto, seria importante, uma vez que na Liga tem poucas hipóteses de chegar ao primeiro lugar. O Benfica também está bem, acho que vai ser um grande jogo», considera o jogador, que não esquece a sua passagem por Portugal, as alegrias com a camisola azul e branca.
Deco: «ser português» e a despedida da selecção após o Mundial
O F.C. Porto está na terceira posição da Liga e os adeptos questionam a continuidade de Jesualdo Ferreira. Deco evita falar em final de ciclo, mas reconhece que os indícios apontam nesse sentido «É natural, acontece com todas as equipas grandes, por vezes surge a sensação de um final de ciclo. Quando isso acontece, pensa-se logo em mudanças. Mas se vai acontecer ou não, não sei», diz.
O médio ofensivo centra atenções no Chelsea, na ressaca da despedida da Liga dos Campeões, frente ao Inter de Mourinho. «Foi uma derrota dura, não esperávamos, mas o Inter já tinha conquistado um bom resultado na primeira mão. Falhámos mais uma vez na Liga dos Campeões», desabafa
Deco falhou os últimos compromissos do Chelsea, devido a limitações físicas. Apesar das incertezas em torno do seu futuro, o luso-brasileiro garante que está concentrado nos objectivos imediatos dos «blues». «Eu já me sinto bem fisicamente e quero agora ajudar o Chelsea a chegar ao primeiro lugar da Premier League, é esse o nosso pensamento agora», conclui, em conversa com o Maisfutebol.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário